sexta-feira, 10 de abril de 2015

Orientações importantes sobre as disciplinas online (por Carlos, apenas repassando!)

"Desde sua concepção o EAD - ENSINO A DISTÂNCIA da Estácio privilegia a interação dos alunos por meio dos fóruns temáticos. Tendo em vista as recentes modificações na forma como os alunos visualizam as avaliações de suas postagens, é oportuno que reforcemos agora as principais orientações sobre esta importante ferramenta.
VALE DESTACAR QUE EXISTEM ALUNOS DE CURSOS PRESENCIAIS QUE FAZEM ALGUMAS DISCIPLINAS NO SISTEMA "À DISTÂNCIA" (SÃO OS ALUNOS 20% - porque o MEC autoriza que os cursos presenciais ofereçam até 20% da sua carga horária em matérias on line) e temos os alunos dos cursos EAD 100%. (Os alunos do Curso de Direito que fazem matérias on line fazem parte dos chamados alunos 20%)
SOBRE O CONCEITO DOS FÓRUNS:
Os fóruns são o espaço privilegiado de debates entre os alunos e o docente. Não é um local para resolução de exercícios ou quaisquer outros tipos de perguntas e respostas. Sendo assim, deve sempre ser compreendido como um local apropriado para a INTERATIVIDADE. Neste sentido, as trocas devem sempre ser estimuladas. Os critérios que devem pautar as avaliações das contribuições são a pertinência das postagens e a interatividade envolvida na colocação do aluno. Por pertinência, compreende-se o quanto a postagem se integra ao debate em voga. O quanto a postagem possui análise pessoal dos temas e contribui para o aprofundamento do estudo do grupo. Por interatividade, considera-se o quanto a postagem estimula o debate, se relaciona com outras colocações (do docente e/ou de outros alunos) e o quanto o aluno se insere em uma sequência lógica nos diálogos desenvolvidos.
OBS: As postagens não devem ser avaliadas em termos de "certo" ou "errado" e postagens que apenas reproduzam textos de terceiros sem qualquer acréscimo pessoal do aluno devem ser aceitas com restrições (baixa qualificação), mas sempre estimulados a fazerem novas postagens pessoais que reflitam seus entendimentos sobre os aspectos discutidos.
SOBRE AS PARTICIPAÇÕES DOS ALUNOS:
É franqueada a participação dos alunos a quantos fóruns e por quantas vezes desejar postar. A participação dos alunos deve ser inclusive estimulada e nunca limitada ou restritiva por qualquer motivo. Para fins de pontuação, no entanto, ele não é obrigado a participar de todos os fóruns. Para os alunos do 20% (turmas online de cursos presenciais) a participação obrigatória, precisa ocorrer no Fórum A ou no Fórum B para pontuação da AV1 e no Fórum C ou no Fórum D para a pontuação da AV2. Ressalte-se que caso o aluno participe de ambos os fóruns de cada AV a pontuação deve ser cumulativa. No caso dos alunos do 100% (Cursos EAD) a pontuação é decorrente do acúmulo das postagens em todos os fóruns, sem que isso se confunda com a obrigatoriedade de postagens em todos os fóruns.
OBS: O fato do aluno do 20% participar apenas do Fórum A ou apenas do B o habilita aos pontos totais (2,0 pontos) para a AV1. O mesmo para a AV2 em relação aos Fóruns C ou D. Não obstante, a participação em ambos amplia sua chance de obter a pontuação total.
SOBRE A QUALIFICAÇÃO DAS POSTAGENS:
Cada participação do aluno deve ser qualificada através das estrelas. Esta qualificação vai desde "Não requer qualificação", para postagens que não possuem requisitos necessários para serem pontuadas, até 05 estrelas para postagens excelentes.  A qualificação de cada postagem não pode ser condicionada a outras. Assim, cada postagem deve ser avaliada isoladamente.
SOBRE A PONTUAÇÃO:
A pontuação difere para turmas do 20% e do 100% em função  dos pontos para as turmas online do presencial serem concedidos  em duas provas  (AV1 e AV2) e para as turmas do 100% serem lançados integralmente na AV.
Desta forma, para as turmas do 20% temos a seguinte pontuação:
1 Estrela: Zero pontos.
2 a 4 Estrelas: 0,5 ponto.
5 a 6 Estrelas: 1,0 ponto.
7 a 8 Estrelas: 1,5 ponto.
9 Estrelas (ou mais): 2,0 pontos.
Para as turmas do 100% a pontuação é a seguinte:
1 a 4 Estrelas: 0,5 ponto.
5 a 12 Estrelas: 1,0 ponto.
13 a 18 Estrelas: 1,5 ponto.
19  Estrelas (ou mais): 2,0 pontos.
OBS: Lembre-se que para as turmas do 20% a pontuação acima corresponde apenas a uma prova (AV1 ou AV2), devendo ser reiniciada nos fóruns referentes à segunda prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário